28 de dezembro de 2007

Não é lindo? Ganhei de Natal!

Bom, esse é o meu primeiro post aqui no blog e não vai ser um post "feliz". Perdão.

Natal, linda época de amor ao próximo, ações altruísticas, todos os intermináveis desejos de paz, amor e felicidade... a mãe pára para refletir e chega a conclusão que seu filho até que se comportou bem durante o ano, nem bagunçou tanto assim e mesmo que as notas dele não tenham sido as melhores, pelo menos ele não rodou de ano. Então ela acha que deve dar a ele aquele bichinho de estimação que ele vem pedido a tanto tempo.

Ou não é uma mãe, mas um namorado que viu aquele animal lindo na vitrine da petshop e resolve que sua namorada irá adorar tal presente.

Ou ainda... bom, na realidade, não interessa. Independente da situação, inúmeros bichos são comprados nessa época do ano e eu temo que a realidade seja que, em questão de dois meses, a maioria vai estar morto.

Não, eu não quero dizer que os presenteados sejam maus donos. Acho que muitos deles seriam os melhores donos que um animalzinho poderia sonhar em ter, mas as circunstâncias jogam contra.

Quero dizer, quem comprou esses animais, na melhor das intenções, provavelmente não sabia a procedência desses animais, não sabia identificar um animal saudável, não sabia que comprar o bicho naquela feira popular talvez não fosse a melhor idéia. E quem receber esses animais talvez não saiba (ou não tenha) a quem recorrer caso seu novo companheirinho fique doente.

Também existem os presenteados de coração duro, poucos (espero), mais existem. Sim, coração duro, pois não querem pagar o triplo do preço do animal em uma consulta veterinária. Preferem continuar na "tentativa & erro", até finalmente ter a sorte de comprar um animal saudável. Mas tenho certeza que nenhum dos leitores deste blog pertencem a essa categoria.

Aos presenteados: aproveitem um pouco da verba reservada para as férias. Levem milho verde cozido em casa para a beira da praia... comprem os potes de dois litros de sorvete e comam jogando carta com os amigos, sentados em cima do tapete da sala em vez de irem na sorveteria todas as noites... e levem o mais novo membro da família para ver um veterinário. Se (e este é um "se" enorme) não for possível encontrar um veterinário, procurem auxílio nas comunidades do Orkut ou nos grupos do Yahoo.

Eu sei que é difícil valorizar a vida de um bicho quando tem pessoas que morrem em assaltos por causa de um real, mas a vida desses bichos não vale o preço que foi cobrado no ato compra e cabe a nós ensinarmos através do exemplo.

Um comentário:

Rosanne Garcia disse...

Gostaria de dizer que isso que foi colocado é exatamente o ponto de partida de um pensamento que deveria vir sempre antes de qualquer compra, principalmente, quando se trata de um ser vivo com sentimentos que por nós muitas vezes é difícil de compreender.